Destaque

Uma das últimas pessoas a encontrar Papa Francisco com vida, Rei Charles III faltou ao funeral por antigo protocolo da Família Real

Cerca de 50 chefes de Estado participaram do funeral de Papa Francisco, neste sábado (26). No entanto, uma ausência foi fortemente sentida: Rei Charles III. O monarca enviou o filho, Príncipe William, para representá-lo na cerimônia.

No entanto, a ausência de Charles não é um gesto indelicado – muito menos consequência do câncer, diagnosticado no ano passado.

De acordo com a revista Vanity Fair, há um protocolo na Família Real que determina que o Soberano não compareça a funerais. Em 2005, o então Príncipe representou sua mãe, a Rainha Elizabeth II, na despedida ao Papa João Paulo II.

Kate também não compareceu ao funeral. Segundo a imprensa internacional, a Princesa de Gales está se preparando para uma viagem para a Escócia em breve. Ela e William devem embarcar no dia 29 de abril para comemorar os 14 anos de casamento. Foi no país que eles se conheceram e engataram um namoro.

Francisco se encontrou com Charles e Camilla apenas 12 dias antes de morrer – e exatamente na data em que o casamento deles completou 20 anos. De acordo com a sala de imprensa do Vaticano, o papa parabenizou os monarcas pelo aniversário. O rei e o pontífice também trocaram votos de melhoras na saúde.

Em 2005, o casamento de Charles e Camila foi adiado por conta do funeral de João Paulo II. O velório do pontífice foi marcado, justamente, para o dia 08 de abril, data em que o matrimônio estava marcado. Com isso, restou ao casal alterar a data do evento, que aconteceu no dia 09.

*Purepeople Brasil