Cardeal norte-americano será chamado de Papa Leão XIV
O cardeal americano Robert Prevost, de 69 anos, é o novo papa. Ele escolheu o nome Leão 14.
O protodiácono do Colégio dos Cardeais, cardeal francês Dominique Mamberti, de 73 anos, que assumiu em outubro de 2024, fez o tradicional anúncio “habemus papam”.
Ele apareceu na sacada após o fim do conclave e a liberação da fumaça branca pela chaminé da Capela Sistina.
O grupo de cardeais reunidos para o conclave na Capela Sistina escolheu o 267º papa da história, que vai suceder Francisco à frente do Vaticano.
Era necessário um mínimo de dois terços dos 133 votantes para a escolha do novo líder da Igreja Católica, que tem cerca de 1,4 bilhão de fiéis pelo mundo.
O novo papa da Igreja Católica foi eleito no fim da manhã desta quinta-feira (8). A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina indicando que os cardeais chegaram a um consenso no conclave para escolher o sucessor de Francisco.
Em até cinco dias a primeira missa será feita.
O Conclave
O conclave é o processo de eleição do novo Papa da Igreja Católica, realizado entre 15 e 20 dias após a morte ou renúncia do pontífice anterior.
O evento ocorre na Capela Sistina, no Vaticano, e segue um protocolo rigoroso e secreto. Durante esse período, conhecido como novemdiales, os cardeais se reúnem para discutir o estado da Igreja e se preparar para a eleição.
O conclave é composto por 120 cardeais eleitores, todos com menos de 80 anos de idade. Esses cardeais são completamente isolados do mundo exterior durante o processo.
*Correio do Estado