Memorias – Profª Rita

:.: Edição 29 de novembro de 2021 :.:
UM NOVO LIVRO DO DR. SIDNEY NUNES LEITE

Tive a honra de ser convidada para anunciar o nascimento do livro, este que é uma das incontáveis obras do meu amigo particular Dr. Sidney Nunes Leite. Livro ao qual denominou “ARCA DA VÉIA” numa referência clara ao conhecido “Arco da Velha”, citação antiga, mas, ainda bem conhecida por todos nós, quando contamos histórias muito antigas.

Parodiando o nosso escritor maior, Manoel de Barros: “Tenho em mim um atraso de nascença. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos, tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal é maior que o mundo”. Digo-lhes que gosto de passarinhos, o Dr. Sidney também, temos ambos abundância de ser feliz. O nosso quintal é igual: a do meu amigo Dr. Sidney é maior que o mundo.

Desta feita o escritor bela-vistense e juiz aposentado do Estado de Mato Grosso do Sul nos brinda com mais uma obra-prima histórica e de lazer. Histórica porque conta histórias, causos, contos verdadeiros aos quais consegue romancear do jeito gauchesco de ser dos seus ancestrais, que nunca perdeu. De lazer pois, nos faz rir novamente de fatos conhecidos ou mesmo alguns desconhecidos, com seu jeitão que o tempo infundiu nele. Histórias antigas, novas, os mais curiosos contos que embelezam e enfeitam tamanha perfeição.

Dia 20 de agosto de 2021 o Dr. Sidney fez-me uma visita e presenteou todo o grupo da Associação de escritores do Sudoeste Manoel de Barros com vários exemplares do seu último livro – um compêndio autobiográfico e uma árvore genealógica confeccionada em palavras e fotografias.  Dia em que pude desfrutar de uma boa e sábia companhia.

              Ele foi amigo de meu pai, Ciryllo Braga, somente depois, quando nos vimos na Associação de escritores lembramos da vida em comum (ele e meu pai) e nossa amizade tornou-se um laço forte. Somos membros fundadores da “Associação de escritores do Sudoeste Manoel de Barros”, sediada em Jardim, diga-se a primeira desta região.

Mais uma vez temos uma obra magnífica em mãos trazendo-nos a história de sua família, pioneira em Bela Vista e desta cidade, porque são histórias que se fundem numa só.

Parabéns ao Dr. Sidney Nunes Leite, escritor brasileiro, sul mato – grossense e bela-vistense. Parabéns à Bela Vista que tem a honra de ter entre seus habitantes pessoa tão ilustre.